II Conferência Municipal da Juventude 211y4d
Aconteceu na manha dessa, quinta-feira, 14, na Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal de Juventude. O processo da Conferência já está acontecendo em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatórias para o encontro nacional, agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.
O encontro é um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema “conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, proposto para a Conferência.
Segundo o Prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, PSDB, que também participou II conferencia nacional da juventude. “O o mais importante que se deu hoje foi o pedido eito pelo Prefeito Dindim, para ser criado o conselho municipal da juventude no município de Feijó, este será mais um instrumento de organização dos jovens feijoenses, pois os mesmos organizados ficaram mais fácil para conseguirem que as políticas públicas, criadas pelas as autoridades constituídas sejam também direcionadas aos jovens e que depender da prefeitura o Prefeito Dindim, está pronto para ajudar.
Mesmo os jovens sem estarem organizados ou não, os mesmos vêm recebendo total apoio da prefeitura e das entidades governamentais. E, isto foi percebido hoje, por meio das manifestações feitas ao Prefeito, que foi bastante ovacionado pelos jovens que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores do município.
O prefeito deseja ver a juventude de Feijó, alegre, satisfeita e contente e fora do mundo das drogas e da prostituição. E, esta manifestação e apoio que recebeu dos jovens prova que a Prefeitura está dando total apoio a juventude feijoense, principalmente por meio do esporte, no lazer, nas festas culturais.
Existem hoje no município de Feijó grandes áreas de lazer, praticamente em todos os bairros existem quadras poliesportivas e no bairro que não tem a prefeitura está construindo áreas de lazer”.
Segundo Manoel Castro presidente estadual da juventude, “o objetivo da 2ª Conferência Municipal da Juventude é elaborar proposta de políticas públicas de juventude. A partir desta segunda conferência ocorreu uma proposta inovadora, aonde as conferência estão acontecendo em todos os municípios do estado do Acre, e antes era de forma regionalizada.
Agora as conferências ocorrem em todos os municípios por meio do conselho estadual, junto com a assessoria especial do governo está indo nos municípios, para poder juntos com a juventude de cada município elaborar as propostas de políticas públicas de juventude, conforme a necessidade da comunidade e as escolhas de delegados que irão representar e defender as propostas elaboradas na conferência municipal. E, município de Feijó Foi contemplado com 12 delegados.
Ao ser elaboradas as propostas de políticas públicas de juventude, as mesmas serão encaminhadas para a conferência estadual, que será realizada em setembro na capital Rio Branco-Ac. E, na conferência em Rio Branco, serão debatidas todas essas propostas, dentre as quais serão escolhidas as mais importantes pelos os delegados de cada município, para a etapa nacional que irá acontecer em no mês de dezembro”.
Para o Jovem Marcos Alex, “este é o momento de os jovens feijoenses se manifestarem e deizer o que querem, por meio de escolhas de propostas de políticas públicas de juventudes que venham beneficiar a todos por meio de um processo de inclusão no mercado de trabalho, no ensino superior, no lazer, aonde todos possam exercerem a plena cidadania”.