Site Cultural de Feijó 4d5n4e

Site Cultural de Feijó

‘A gente tem que escolher quem vai entubar’, diz médica sobre falta de respiradores em hospitais no AC 69734c


Com aumento da curva de contaminação de Covid-19, unidades estão superlotados e leitos de UTI chegaram no limite. 1g4n

Por G1 AC — Rio Branco

O Acre tem registrado o aumento da curva de contaminação pelo coronavírus na última semana. De segunda (18) a quinta-feira (21), foram mais de 1,1 mil casos a mais, chegando a 3.103 casos em todo o estado. O aumento reflete no atendimento das unidades de saúde do estado, inclusive na UPA do Segundo Distrito, que é referência no atendimento.

Em entrevista ao Jornal do Acre 2ª Edição desta quarta-feira (21), a médica Sandra Aguiar, que trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 e falou sobre que precisam escolher quem vai ser entubado.

4u2o3e


“Realmente a gente tem que escolher o paciente que vai ser entubado ou não, porque não tem respiradores para todo mundo, infelizmente. Nós fomos comunicados que havia reagente para fazer somente 200 testes e isso é uma média que a gente faz por dia”, disse.

UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, está lotada  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, está lotada  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, está lotada — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Quem procura atendimento também se frustra, como a aposentada Cesarina Mota. “Mandaram eu fazer o exame e aram o remédio, mas tenho é medo de toma sem saber o que eu tenho”, se preocupou.


Quem consegue fazer os testes também reclama da demora em receber o resultado. O gari Adailson Oliveira fez o teste para a doença no dia 27 de abril. Agora, quase um mês depois, continua sem resposta. “Preciso desse resultado para levar para a empresa”, reclamou.

‘A gente tem que escolher quem vai entubar’, diz médica sobre falta de respiradores em hospitais no AC — Foto: Reprodução/ Rede Amazônica Acre

 

‘A gente tem que escolher quem vai entubar’, diz médica sobre falta de respiradores em hospitais no AC — Foto: Reprodução/ Rede Amazônica Acre

Sem leitos de UTI em Rio Branco

Além disso, de acordo com os números de leitos ado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) até quarta-feira (20), o Acre estava com 97% dos leitos de UTI ocupados.


Diariamente, à noite, a Sesacre fazia um levantamento dos pacientes internados. Os números da última divulgação, também na quarta, mostram que, em todo estado, estão disponíveis 190 leitos, destes, apenas 35 são de UTIs, o restante são leitos clínicos.


Os dados mostram ainda que a ocupação na unidade de terapia intensiva do estado é de 97%, com 34 leitos ocupados.A Sesacre não divulgou a ocupação atualizada até esta sexta-feira (22), mas confirmou que Rio Branco está com os leitos de UTI 100% ocupados.


Governador fala em Brasília

O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve em Brasília pedindo apoio do governo federal. Também ao Jornal do Acre 2ª Edição, ele confirmou o cenário e garantiu que até o fim de semana o Acre deve receber novos respiradores.


“Realmente esse é o cenário, que é como tenho alertado a população desde o início. Tomamos todas as medidas, os hospitais de campanha serão inaugurados no dia 10 de junho, cumprindo o prazo de 30 dias. Pedi reforço de respiradores e tivemos a garantia que neste fim de semana será entregue 30 respiradores para distribuir em todos os municípios do estado, com possibilidade, tendo o aumento no número de casos confirmados, de mais 20”, disse.


Colaboraram Tálita Sábrina e Welliton Lopes, da Rede Amazônica Acre.

Gladson Cameli diz que mais respiradores devem chegam no fim de semana  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Gladson Cameli diz que mais respiradores devem chegam no fim de semana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Deixe um comentário 6m1d3f

Nenhum comentário: 1mp71

");
Imagens de tema por comandcamera. Tecnologia do Blogger.