Mais de 9 mil pessoas podem ter títulos de eleitor cancelados no Acre 25s1c
Eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar sua situação eleitoral. 551p3v
CARINA MENEZES, DO CONTILNET
No Acre, mais de 9 mil eleitores que não votaram ou justificaram sua ausência às urnas nas últimas três eleições ou turnos, podem ter seus títulos de eleitor cancelados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), os eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar sua situação eleitoral.

os eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar sua situação eleitoralr
Para se regularizar junto à Justiça Eleitoral, os eleitores devem procurar cartório eleitoral do seu município e estar com documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral. Por conta da irregularidade, os eleitores também estarão sujeitos a pagamento de uma multa.
Somente em Rio Branco, quase 3 mil pessoas estão com a situação eleitoral irregular. O segundo município com maior número de faltantes é Sena Madureira, com 647 eleitores. A lista completa com os números de títulos que podem ser cancelados está disponível no site do TRE-AC. O eleitor também pode realizar consulta individual pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para ar os dados, é necessário informar o nome completo e a data de nascimento do eleitor. Os eleitores que são menores de 18 anos e maiores de 70 anos, não aparecem na lista de eleitores irregulares.
Consequências do cancelamento
Segundo o TSE, o eleitor que não regularizar sua situação eleitoral pode ficar impedido de tirar aporte ou carteira de identidade, receber salários caso seja funcionário público e obter alguns tipos de empréstimos.
Além disso, o cancelamento pode gerar dificuldades de investidura e nomeação em concursos públicos, renovação de matrícula em instituições de ensino fiscalizadas pelo governo Federal ou qualquer documento em repartições diplomáticas a que forem subordinados.