Cruzeiro do Sul tem 4 pessoas infectadas pelo vírus zika; duas são gestantes n4x6l
Quatro casos de zika, sendo dois em gestantes, foram confirmados na cidade de Cruzeiro do Sul (AC). Apenas a cidade de Cruzeiro do Sul teve confirmações para infectados pelo vírus zika nos últimos meses, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado. Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya, estão concentradas na região do Juruá.
Uma das grávidas que contraiu o vírus zika é moradora de Marechal Taumaturgo, mas foi infectada em Cruzeiro do Sul. A outra é moradora da cidade. Uma gestante apresentou os sintomas da doença no primeiro trimestre da gravidez e a outra no segundo trimestre, mas, até o momento, não há informações sobre qualquer alteração nos bebês. Nas grávidas contaminadas pelo vírus zika, existe o risco do bebê apresentar malformação, como a microcefalia.
Segundo a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, no último trimestre do ano ado, foi identificado o crescimento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Seiscentos e sessenta e nove casos de dengue foram confirmados apenas em 2018. No caso da chikungunya, nos primeiros meses deste ano, foram 11 casos confirmados, o mesmo que em todo o ano ado. E, das quatro pessoas infectadas pelo vírus zika, duas foram no final do ano ado e duas este ano.
Neste ano, a Vigilância Sanitária diz que com as medidas que foram tomadas de combate ao Aedes aegypti, as contaminações de doenças provocadas pelo mosquito já apresentam diminuição.
Com informações da EBC
folhadoacre