Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

'Agora é de verdade', diz jovem de 16 anos que já ou 2 vezes no Enem

Igor, de 16 anos, ou no Enem 2 vezes, mas preferiu terminar na escola.
Adolescente pretende cursar direito na Ufac, em Rio Branco. 

Iryá Rodrigues e Janine BrasilDo G1 AC
Rio Branco (AC) - Igor Lucas Lebre, de 16 anos, faz o Enem pela terceira vez no Acre (Foto: Iryá Rodrigues/G1)Rio Branco (AC) - Igor Lucas Lebre, de 16 anos, faz o Enem pela terceira vez no Acre (Foto: Iryá Rodrigues/G1)













Essa vai ser a terceira vez que o estudante Igor Lucas Lebre, de 16 anos, vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele conta que a primeira vez em que testou seus conhecimentos foi aos 14 anos. Mesmo tendo conseguido ar nas duas vezes em que tentou, ele optou por terminar os estudos da "forma convencional".
"Das outras duas vezes fiz apenas para testar os conhecimentos e, mesmo assim, consegui pontuação para ar, mas optei por concluir o ensino médio certo. Pretendo cursar direito", disse.
Com bom humor, o adolescente brinca e usa uma expressão regional para dizer que dessa vez é de verdade. "Agora é do vera, dessa vez vai, das outras vezes queria saber se eu conseguia ar", falou.
O adolescente conta que mudou sua rotina e estudou mais de 10 horas por dia durante todo o ano antes das provas. "Para a prova deste sábado [5], tentei dormir mais cedo, apesar da ansiedade e acordei cedo também para tomar um café da manhã reforçado. Comi tapioca com ovo e batata doce. Para a prova, trouxe chocolates e água", conta.
Com três horas de diferença do horário de Brasília, os portões no Acre abriram às 9h. As provas têm início às 13h30 (horário oficial de Brasília), 10h30 horário local. Os portões fecham às 10h. Os candidatos devem ficar atentos ao fuso-horário. Mais de 60 mil pessoas fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 no Acre a partir deste sábado (5), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes devem estar preparados para enfrentar a "maratona" de provas: no sábado (5), o Enem dura quatro horas e meia, com as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (6), ele é ainda mais longo, com cinco horas e meia de duração e as provas de matemática, português e redação.
Enem no Acre
Dados do Inep mostram que dos 61.147 mil candidatos do Enem no Acre, 6.305 devem fazer as provas para concluir o ensino médio. O número de inscritos é pouco mais de 15% maior que o registrado em 2015, quando o Inep contabilizou 56.244 candidatos no estado.

O Acre aparece em 6º lugar entre as capitais da região Norte com mais candidatos inscritos. O estado com mais inscrições na região foi o Pará, com 471.947 participantes. O balanço foi divulgado pelo Inep no dia 23 de maio de 2016.
O volume de inscrições do estado acreano é o segundo menor do país, na lista que inclui os 26 estados mais o Distrito Federal. O Acre fica a frente apenas de Roraima, onde foram registradas 26.808 inscrições
Ao todo, o Enem teve 9,2 milhões de inscritos nesta edição. Na história do exame, de acordo com o Inep, o número é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.
A frota de ônibus em Rio Branco foi reforçada para atender os candidatos que fazem o Enem neste sábado (5) e domingo (6). Ao menos 124 veículos devem operar durante os dias de prova, segundo Superintendência de Transportes e Trânsito (RBTrans).

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por comandcamera. Tecnologia do Blogger.