Na última reunião de 2015, prefeitos do AC buscam soluções para cortes
'A gente tem um cenário nacional desafiador', diz prefeito de Rio Branco.
Reunião debateu ainda planos para reforçar pequenos negócios.
Prefeitos dos 22 municípios acreanos se reuniram, nesta sexta-feira (4), para o último encontro de 2015 da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Na pauta, a busca por soluções para reduzir o impacto das reduções nos rees do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“O ano é difícil, a gente tem um cenário nacional desafiador para as economias e receitas. Estamos aqui atrás de soluções”, afirma o presidente da Amac, Marcus Alexandre, que é também o prefeito de Rio Branco.
Alexandre diz ainda que os gestores municipais devem debater a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que que coloca um prazo de cinco anos para o cumprimento dos precatórios.
saiba mais
“Isso vai aumentar muito o desembolso, são dívidas antigas ajuizadas e com situações específicas a serem resolvidas”, explica.
O prefeito afirma ainda que os municípios correm contra o tempo para garantir recursos para 2016.
“Este ano foram mais de 400 projetos elaborados e a gente espera poder aprovar o máximo que puder até 31 de dezembro e garantir o que a gente puder de recurso para as prefeituras”, finaliza.
Ainda durante a reunião, os prefeitos discutiram a prestação de contas da Amac e o orçamento da entidade para 2016; o saneamento dos municípios; e planos para incentivar os pequenos negócios e o artesanato local como forma de reforçar a economia dos municípios.