Site Cultural de Feijó 4d5n4e

Site Cultural de Feijó

Dois ex-moradores de rua são aprovados em concurso em MG 1d4d1g

Marcelo ficou em 1º lugar em concurso público com 12 mil candidatos. Jusair gastou metade do dinheiro que tinha para comprar apostila. 2iz49


Exemplos de determinação de Belo Horizonte. Dois ex-moradores de rua foram aprovados em um concurso público. Um deles superou 12 mil candidatos e levou o primeiro lugar.

Seu Jusair faz a limpeza da cozinha de um grande hospital público de Belo Horizonte. É o primeiro emprego dele com carteira assinada desde que chegou à capital mineira há três anos. O primeiro salário está quase chegando.

O ex-morador de rua virou exemplo depois que ou em concurso público entre os vinte primeiros colocados. Quem vê Jusair trabalhando nem imagina por quantas dificuldades ele já ou. Ele procurou emprego em mais de cinco estados brasileiros, fez bico até chegar em Belo Horizonte dormir uma semana na rodoviária. Mas, aí uma apostila mudou totalmente a vida dele.

A apostila custou R$ 35, metade do dinheiro que ele tinha. “Custou uma nota, mas está valendo o meu futuro”, diz Jusair Santos da Silva. Ele estudava dia e noite em uma biblioteca pública e no quarto que divide com cinco pessoas em um abrigo da prefeitura. “Eu tinha capacidade para chegar agora onde eu estou. É isso o que eu digo. Tem muita gente que pode fazer isso. Pode esquecer o ado e olhar para frente. Eu quero ir muito longe”, conta.

No mesmo concurso público para auxiliar de limpeza, um outro candidato chamou atenção de todo mundo porque ele tirou o primeiro lugar, o Marcelo Santiago. E a conquista dele não foi pequena não porque ele até hoje não tem casa para morar. Ele morador de rua e hoje vive em uma república da prefeitura.

Marcelo saiu de casa depois de brigar com a família. Morou dois anos e meio na rua. “Ficava pelo Centro e à noite quando dava eu ia para os abrigos, para os albergues”, relembra auxiliar de serviços gerais Marcelo Batista Santiago.
Foi com livros emprestados que ele estudou e mudou de vida e superou 12 mil candidatos. Há 20 dias, Marcelo trabalha em uma repartição pública de Belo Horizonte e sonha em ir mais alto. “O meu sonho é alcançar a minha casa. O céu é o limite. Não sei dizer onde eu vou chegar. Eu pretendo ir longe”, diz Marcelo.
G1

Deixe um comentário 6m1d3f

Nenhum comentário: 1mp71

");
Imagens de tema por comandcamera. Tecnologia do Blogger.