No AC, deputada quer que governo forme condutores de baixa renda 3c6sl
'Uma pessoa com carteira de habilitação tem mais chances no mercado'.Indicação foi apresentada na última quinta-feira (5). 2o2y5b
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) quer que o governo do Acre instale no estado uma escola para formação e capacitação de condutores de veículos automotores, para garantir que pessoas com baixa renda possam tirar suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). A indicação foi apresentada pela parlamentar, na última quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Para Sinhasique, ao garantir que a população de baixa renda tenha o à CNH, o governo pode acabar criando uma alternativa para que essas pessoas consigam ingressar no mercado de trabalho.
"Temos um público que não consegue tirar a CNH, porque custa mais de R$ 2 mil e ser motorista ou motociclista é uma profissão. Uma pessoa com carteira de habilitação tem muito mais chances no mercado de trabalho, mas ter essa qualificação é muito caro para quem é pobre", enfatiza.
A parlamentar enfatiza ainda que a iniciativa já existe em estados brasileiros, como Rondônia e Amazonas. "A criação desse tipo de escola é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O que peço é que é o governador ponha em prática isso", afirma.
Ela acredita ainda que o recurso para a implantação da escola no Acre pode vir das multas aplicadas pelos órgãos que fiscalizam o trânsito. "A gente não tem noção do que o Detran faz com esse recurso, não acredito que seja gasto só em panfletos", salienta.