Aluno da melhor escola federal de MG a em 6 cursos de medicina 5k7062
João Vitor nunca havia prestado vestibular ou a prova do Enem antes.Estudante diz que trabalhos sociais o ajudaram a 'segurar' a ansiedade. 2w5a73
"Até agora não caiu a ficha", disse João Vitor Barbosa de Resende, de 18 anos, que ou em medicina na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Natural de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, o estudante saiu de casa aos 16 anos para cursar o ensino médio no Coluni, da Universidade Federal de Viçosa, na Zona da Mata, a escola pública que teve o melhor desempenho do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, segundo ranking do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgado em dezembro de 2014.
João disse que o "segredo" é ter planejamento. "Treinei bastante. Fiz questões de provas anteriores. Pode até parecer que sou calmo, mas fiquei muito nervoso", revela. Para lidar com a ansiedade, o estudante conversava com os amigos e não deixou seus projetos sociais de lado. "Eu participei de um trabalho com idosos de um asilo e ainda dei aulas de biologia para alunos de escolas públicas interessados em ar no Coluni", conta.
Ao contrário de muitos que fizeram o Enem em 2014, João preferiu não fazer cursinho. "Eu optei por me dedicar ao 3º ano mesmo. Simplesmente ia pra aula. Mas fiz alguns cursinhos de redação que me ajudaram muito. E o meu foco sempre foi a USP. Meu objetivo principal era esse", relata o estudante que nunca havia feito o vestibular da Fuvest antes. Esta também foi a primeira vez que ele fez o Enem. Agora, ele está ansioso para começar o curso em Ribeirão Preto.
Agora, João está aproveitando o resto das férias na casa da família em Conselheiro Lafaiete. "Na realidade meu descanso começa agora porque este janeiro foi difícil. Aguardar o resultado é ruim demais. Nem viajei", disse o estudante. Solteiro, ele ri das brincadeiras dos amigos que dizem que agora a futura namorada vai aparecer em algum rodeio em Ribeirão Preto. "Um monte de gente tá dizendo isso", se diverte.