Eleições 2014 no Acre devem custar R$ 6,5 milhões, diz TRE 13r4l
Diretor do órgão diz que logística encarece pleito na região.
Mais de 506 mil eleitores no Acre vão às urnas neste domingo (5).
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) estima que entre o primeiro e um possível segundo turno, as eleições de 2014 no estado custarão aproximadamente R$ 6,5 milhões. No próximo domingo (5), mais de 506 mil eleitores acreanos deverão ir às urnas para eleger seus representantes.
De acordo com o diretor do TRE-AC, Carlos Venícius Ribeiro, esse valor se refere a gastos com contratação de aeronaves e outros veículos, compra de combustível, alimentação de mesários, contratação de serviços de telefonia e transmissão de dados, entre outros itens.
Ribeiro ressalta ainda que o custo elevado se deve a logística para alcançar todo o estado, incluindo áreas isoladas como seringais e aldeias indígenas. "Toda a região Norte do país tem um custo mais caro de eleição. É preciso utilizar barcos, veículos traçados por conta da situação geográfica, o que nos grandes centros não ocorre. Então, lá o custo é menor por eleitor", explica.
No total, 506.724 eleitores devem escolher seus candidatos ao governo, senado, além de deputados estaduais e federais. O maior colégio eleitoral do estado é a capital, Rio Branco, com 232.073 eleitores. Para atender essas pessoas o TRE-AC irá disponibilizar 6.600 mesários divididos em 1.641 seções eleitorais em todo o estado, incluindo aí 12 aldeias indígenas. O horário de votação começa às 8h e vai até às 17h (horário do Acre).
G1