Site Cultural de Feijó 4d5n4e

Site Cultural de Feijó

Equipe de Saúde da Sesacre veio ao município de Feijó, para realizar dignosticos da Doenças de Chagas e Leishmaniose 563x5a

Esteve no município de Feijó, segunda e terça-feira, uma equipe de especialistas e técnicos da secretaria de saúde do Acre, para realizarem e investigação e busca ativa do besouro barbeiro transmissor da doenças de Chagas. 

Doenças de Chagas

De acordo com o Doutor Aldo Valente, do Instituto Evandro Chagas, de Belém do Pará, o objetivo da vida desta equipe de saúde da Sesacre ao município de Feijó é para fazer investigação e busca ativa de um susto da Doença de Chagas ocorrido no município de Feijó, 2009 e 2010.

Em 2009, foi diagnosticado um caso da doença de Chagas e no ano de 2010, foram diagnosticados cinco casos.

Todos estes casos diagnosticados foram feitos os acompanhamentos necessários e os tratamentos realizados foram eficazes.


Doravante será feito um trabalho pela vigilância epidemiológica do município, para que não velha surgir novos casos, com campanha educativas para orientar as pessoas de como se deve proceder para que as mesmas não venham serem contaminadas pelo  besouro barbeiro causador da doença de Chagas.

Está uma doença recente na Amazônia, pois a mesma não ocorre com tanta freqüência como ocorre em alguns estados brasileiros. E, no estado do Acre já foram diagnosticados mais de vinte casos desta doença causada pelo besouro barbeiro.

De acordo com Hermelinda Gonçalves a técnica em leishmaniose e doenças de Chagas da sesacre, desde 2009, que o município de Feijó, vem tendo casos, da doença de chagas causada pelo besouro barbeiro, sendo um caso em 2009 e cinco casos em 2010. 

O barbeiro que é o transmissor da doença de Chagas é atraído pela a luz e geralmente o besouro fica escondido nas copas das palheiras. Se as pessoas perceberem que existem este besouro ao redor de suas casas os mesmos procurem a vigilância ambiental do município para a mesma possa designar os técnicos para fazerem a busca epidemiológica e etimológica na área, para detectar ou não a existência deste besouro transmissor desta doença naquela localidade, para ser tomado as respectivas providências de bloqueio por meio borrifação com aplicação de inseticidas.          

Leishmaniose 

De acordo com Hermelinda Gonçalves a técnica em leishmaniose e doenças de Chagas da sesacre, só este ano, já foi diagnosticado, mais de trinta casos leishmaniose, no município de Feijó.  

O município de Feijó em relação a outros municípios brasileiros tem um índice muito alto em relação a esta endemia, que a leishmaniose.

Mas, é feito todo um controlado, pois são feitos diagnósticos, acompanhamentos por parte da equipe de endemias e vigilância, o tratamento é supervisionado, tem tratamento médico, há um conjunto de procedimentos que funciona.

E, as ações desenvolvidas em relação a vigilância epidemiológica estão sendo bem desenvolvidas, havendo portanto um certo controle desta doença no município de Feijó. 

Existe uma interação e uma integração muito boa, tanto por parte do estado, do governo federal e por parte do município que disponibiliza toda a sua equipe de vigilância epidemiológica, ambiental e de endemias para realizarem diagnosticos geral das localidades afetadas por esta doença.

Transmissão e Causas da Doenças

A  leishmaniose é uma doença típica da zona rural é transmitida pelo mosquito conhecido na região como katukin (flebotomínio) 
Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que , dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito katukin, palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas.

Além do cuidado com o mosquito, através do uso de repelentes em áreas muito próximas a mata, dentro da mata, etc, é importante também saber que este parasita pode estar presente também em alguns animais silvestres e, inclusive, em cachorros de estimação.
A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas ( protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.

Prevenção e Tratamento 

A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo a mata, sempre utilizar repelentes quando estiver em matas, etc.

Esta doença deve ser tratada através de medicamentos e receber acompanhamento médico, pois, se não for adequadamente tratada, pode levar a óbito

Deixe um comentário 6m1d3f

Nenhum comentário: 1mp71

");
Imagens de tema por comandcamera. Tecnologia do Blogger.