Tríduo em Homenagem a Santa Maria da Liberdade 6mi38
Todos os anos a Comunidade da Igreja Santa Maria da Liberdade, bairro segundo distrito, realiza um tríduo em homenagem a Santa Maria da Liberdade.
O Evento acontecerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, no pátio da Igreja da Santa Maria da Liberdade.
Segundo a equipe organizadora do evento todos os dias, haverá missas a partir das 19h:30, e haverá também atividades de de lazer, como: bingos, brincadeiras e comidas típicas.
Sinopse da História da Santa Maria da Liberdade
Depois de um longo período de uma grandiosa istração do memorável Pe. Guilherme Winter, que assume a paróquia, em 1975 o Irmão Alberto Urban, um enfermeiro competente, que se destacou por seu trabalho na saúde, atendendo de maneira especial a população de baixa renda, principalmente a da zona rural e especial as comunidades indígenas, sendo um grande catequizador dos mesmos. O mesmo ordenou-se padre diocesano em nosso município e continuou seus trabalhos de evangelização, construiu a capela (hoje Igreja) em homenagem a Santa Maria da Liberdade, para atender melhor os romeiros e fiéis da Santa Maria da Liberdade
Através de relatos de moradores mais antigos de nosso município, os mesmos nos dizem, que Maria da Liberdade, foi uma boa jovem, que sempre morou com sua família em um seringal situado às margens do rio Envira. Aos quinze anos, foi assassinada por seu irmão, por não aceitar casar-se com um certo homem, antes de morrer Maria da Liberdade, perduou o mesmo. Como nos disse, em entrevista a Senhora Albanita, " no seringal, foi construído uma Capela (foto), em homenagem a mesma e em seu interior fica somente a sepultura da Maria Liberdade, pois seu corpo foi levado para para Roma pelo Monsenhor. Decorrido alguns anos, da morte da mesma, fiéis religiosos, começaram a ter sonhos, crendices e creditar certos fatos milagrosos a Maria da Liberdade. Foi, a partir daí, que devotos,fiéis e romeiros, começaram a crer que Maria da Liberdade, havia se tornado Santa". Frequentemente, principalmente no período do inverno, quando o rio Envira aumenta seu volume de água e dá condições melhores de trafegabilidade, dezenas de fiéis, romeiros e devotos do município de Feijó e de outros municípios se deslocam até a Capela, para pagamento de suas promessas e fazerem suas devoções. Tornando-se, um dos pontos turísticos mais visitado de nosso município. Em nosso cidade, foi construída uma Igreja, no bairro do segundo distrito, em homenagem a Santa Maria da Liberdade, para atender os fiéis, romeiros e devotos da mesma, que não podem se deslocarem, até o seringal.